segunda-feira, 3 de outubro de 2011

“Seu” Belmiro

A minha intenção não era falar de pessoas específicas neste blog, mas essa figura é indispensável falar a respeito.
Enquanto eu fazia as fotos das portas (post anterior a esse), conheci o “Seu” Belmiro, uma figura ímpar e muito interessante! Muito curioso me perguntou o que eu fotografava e dei-lhe as devidas explicações que levaram a uma longa conversa sobre sua vida.
Menino, disse ele, “sou descendente de portugueses com judeus e cresci no bairro Bigorrilho em meio aos descendentes de alemães, eu era escurinho e as mães de meus amigos branquinhos não gostavam de mim hahahaha, até aprendi a falar alemão”. Nascido em 1926, hoje com 86 anos e uma vivacidade incrível, “Seu” Belmiro está longe de ser velho! Segundo ele seu nome é italiano e “Bel” vem de belo e “miro” vem de mirar. Contou longas estórias sobre uma Curitiba do passado, sobre suas ruas de paralelepípedos e o pecado que estão querendo cometer em colocar asfalto no lugar das pedras históricas. Diz ele que andava pendurado no bonde, pois não havia dinheiro para pagar. Ele havia acabado de cortar os poucos cabelos que ainda lhe restam e fez questão de me levar para conhecer seu barbeiro que está ao lado do Jockers a mais de 30 anos. Chegamos a falar até de Jesus Cristo, ele diz que Jesus por ser judeu, tinha pele escura, olhos escuros e nariz largo, “esse Jesus loiro de olhos azuis ai é coisa de italiano, eles que pintaram ele assim”
É sempre surpreendente conversar com pessoas mais experientes e conhecer alguém assim na rua é um achado valioso! Sempre que lhe for possível, converse com idosos, você estará fazendo um bem gigante para elas e pra você mesmo!




2 comentários:

  1. Amei! Parabéns pela iniciativa e pelo primeiro registro...sensacional (Tálita)

    ResponderExcluir
  2. Olá Tálita, muito obrigado pelos dizeres

    ResponderExcluir